HISTÓRICO

No ano de 1986, com o intuito de resgatar o compromisso da Educação Física de realizar encontros para os docentes, estudantes e profissionais da área, o curso de Educação Física do UniFOA assumiu o papel social de possibilitar crescimento profissional e acadêmico por meio de oficinas/cursos e temas livres, sempre organizados na forma de evento acadêmico-científico.
Além disso, notava-se a necessidade de reaproximação com ex-professores e ex-alunos, evidenciando novas perspectivas para quem ingressava no curso. Naquela ocasião, a Fundação Oswaldo Aranha e o curso de Educação Física promoviam o 1º Encontro de Professores e Alunos de Educação Física, com a participação de mais de cem inscritos.

Nos anos seguintes, a proposta inicial do evento deu proporcionou aos profissionais, docentes e estudantes uma visão da Educação Física como prática social, sem deixar em segundo plano seu compromisso com o ensino e a construção da cidadania.

Em 1992, a partir da necessidade de tornar o evento mais abrangente em relação ao número de participantes, palestrantes e parceiros, buscou-se efetivar esse encontro, já então reconhecido por sua qualidade em nível nacional como marco de evento científico e acadêmico na agenda de profissionais e demais instituições de ensino superior. Com isso, o evento, além de ser um encontro de alunos e professores, tornou-se também o 1° Congresso de Educação Física de Volta Redonda, contando com a participação de mais de trezentas pessoas, entre alunos, profissionais e pessoal de apoio. Em decorrência da realização de outros eventos e da necessidade de reestruturação do curso, os eventos supramencionados não foram realizados. Contudo, no ano de 2010, com a realização do 19º EPAEF, o curso de Educação Física do UniFOA reassumia o compromisso de não apenas estimular a comunidade acadêmica à produção científica, mas oferecer melhor capacitação dos participantes em consonância com as propostas pedagógicas do curso. Este evento contou com a presença da professora Drª Suraya Cristina Darido (Unesp), do Prof. Dr. André Fernandes, da professora Drª Giannina do Espírito Santo (Unisuam), além de representantes de Comitês esportivos como Renato D’Ávila (CBV), José Fardim (CBV) e Diego Jeleilate (CBB).

Em 2011, dentro das comemorações do 40º aniversário do curso de Educação Física do UniFOA, realizou-se a vigésima edição do Encontro de Professores e Alunos de Educação Física Epaef. Na ocasião, contou-se com a participação efetiva de um público estimado em duzentas e cinquenta pessoas, envolvidas na participação em cursos, apresentações de trabalhos científicos e palestras.

O evento, além de marcar com brilhantismo o aniversário do curso, reforçou a tradição de abrir espaços para a troca de experiências e debates acerca de temas relevantes para a área. Nesse evento estiveram presentes o professor Dr. Anselmo Perez (Ufes), o professor Dr. Coriolano Pereira da Rocha Junior (UFBA) e o professor Célio Cordeiro Filho (Gama Filho e Estácio de Sá).

OBJETIVOS

Realizar um evento de porte que possa atuar em duas frentes convergentes: produção científica e formação profissional. Com isso, tornar de conhecimento das comunidades interna e externa (docentes e discentes) a produção científica recente na área de Educação Física, além de propiciar o debate científico e divulgar os conhecimentos produzidos, favorecendo o intercâmbio de saberes e experiências entre professores pesquisadores e alunos nas áreas da Educação Física, da Saúde, da Educação e outras afins.

Promover cursos de curta duração que visem à qualificação profissional na área da Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, atendendo à demanda regional.

RELEVÂNCIA DO EVENTO

Este evento será o ponto alto da comemoração do dia do profissional de Educação Física. Também irá resgatar a tradição do curso de Educação Física do UniFOA na promoção do Congresso de Volta Redonda, além de ser espaço privilegiado para a apresentação dos resultados dos projetos de iniciação científica do próprio curso, assim como os trabalhos de alunos voluntários, e de acolher a mostra de trabalhos produzidos por professores e alunos, pesquisadores desta e de outras instituições. Este espaço propiciará a publicação e participação de alunos e profissionais da região e do estado em eventos acadêmico-científicos.

Maiores informações:

ISBN: 978-85-60144-59-4