Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de medicina, sua grade curricular deve ser estruturada por COMPETÊNCIAS. Entende-se por COMPETÊNCIA a capacidade que um indivíduo, o aluno, no caso, têm em mobilizar CONHECIMENTO, HABILIDADES e ATITUDES (vide figura abaixo). Os CONHECIMENTOS são proporcionados aos alunos na forma de CONTEÚDOS ao longo de cada Módulo Longitudinal. No  Módulo I, conteúdos (conhecimentos) de bioquímica, histologia, anatomia, dentre outros, são proporcionados durante todo o período, e, assim, sucessivamente, até o Módulo VIII. As ATITUDES (o desejo de fazer, etc) são trabalhadas ao longo do Eixo Transversal de Medicina e Humanidades e Saúde e Sociedade. As HABILIDADES são treinadas ao longo do Eixo Transversal de HABILIDADES MÉDICAS, ou seja, todo procedimento que um médico generalista deve saber o aluno irá aprender, treinar e revisitar quantas vezes forem necessárias ao domínio daquela habilidade. Assim, o aluno passa a dispor do trinômio CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE em sua formação médica no curso de Medicina do UniFOA.

ISBN: 978-85-5964-010-6