O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e o Conselho de Ligas Acadêmicas realizaram nos dias 14 e 15 de maio o Congresso do Curso de Medicina 2015.

Acreditamos na educação médica permanente como instrumento mantenedor de uma sólida cultura médica; entendemos que essa ação contribuiu, de forma direta, tanto na formação técnica quanto na ética dos nossos estudantes; consideramos que estes aprendizados repercutirão diretamente no perfil de nossos egressos, ao cuidar do usuário da saúde com disciplina e rigor científico. Por esses motivos, o curso de Medicina do UniFOA, sob a nossa coordenação, vem procurando ofertar aos discentes a maior variedade possível de recursos educacionais.

Nessa esteira é que procuramos realizar, anualmente, o congresso do curso de Medicina, apesar do grande desafio que isto representa. É um evento para trocar ideias, ouvir especialistas, repensar postura e, sobretudo, aprender mais. É sempre uma oportunidade de crescimento a ser aproveitada. Todavia, é importante a ciência dos organizadores que inovar sem descaracterizar o evento, reforçar ideias sem ser repetitivo, e discutir as mudanças nas nossas Diretrizes Curriculares, foram as linhas mestras desse evento. Enfim, a preparação do congresso teve um olhar técnico, histórico e crítico.

É com esse olhar que encaramos a temática do congresso: Urgência e Emergência. O curso de Medicina do UniFOA estabeleceu, dentro de nossos cenários do internato, atividades que envolveram diretamente a prática do pronto atendimento para pacientes com maior ou menor complexidade nas emergências do município. Esta prática vem contemplando razoavelmente a formação de nossos estudantes nessa área.

Por outro lado, quando organizamos nosso evento e convidamos importantes palestrantes que atuam nesta área de conhecimento da Medicina, expressamos nossa vontade de melhorar ainda mais o aprendizado prático e teórico dos alunos em urgência e emergência.

Assim, esperamos que o evento tenha cumprido seu papel e possibilitado um cenário de discussões, aprendizagens, reflexões e mudanças em nossas vidas.  Afinal, como médicos, sabemos que a mudança é contínua, mas requer primeiramente o desejo de realizá-la.

Prof. Dr. Mauro Tavares

 

ISBN: 978-85-60144-86-0

Download