O curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e o Conselho de Ligas Acadêmicas realizaram nos dias 1 e 2 de outubro, o CONGRESSO DO CURSO DE MEDICINA 2014, em comemoração aos 15 anos do Internato de Saúde Coletiva e da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva.

Por acreditar na educação permanente como agente transformador e pensando em contribuir com a mudança favorável do cuidado ao usuário do SUS, o tema escolhido para este ano foi “O desafio da atenção básica como escola”.

A realização anual de um congresso do curso de Medicina é sempre um desafio. Um evento para trocar ideias, ouvir especialistas de renome, repensar postura e, sobretudo, aprender mais, é sempre uma oportunidade de crescimento a ser aproveitada. Todavia, coube aos organizadores inovar sem descaracterizar o evento, reforçando ideias sem ser repetitivo, discutindo politicas atuais sem envolver agendas partidárias. Enfim, o congresso requereu um olhar como de Jano, o deus mitológico de duas faces, uma voltada para o passado e outra para o futuro.

É com esse olhar que encaramos a atenção básica, tema do congresso. No passado, o curso de Medicina do UniFOA foi pioneiro ao integrar a rede básica dentro de nossos cenários, estabelecendo o internato em Saúde Coletiva com atividades que envolviam diretamente o cuidado à população. Por outro lado, as políticas públicas de saúde recentementes implantadas indicam grandes mudanças nesse cenário, que invariavelmente implicarão em mudanças na práxis médica e na organização do SUS. Tais mudanças se farão sentir também na educação médica, tanto durante a graduação quanto na pós-graduação.

O evento possibilitou discussões, aprendizagens, reflexões e mudanças nas nossas vidas. Afinal, como médicos, sabe-se que a mudança é contínua e, tal qual Jano, nos faz olhar nosso passado de forma a definir quem seremos no nosso futuro.

ISBN: 978-85-60144-77-8

Download