A falta de cadáver nas instituições, os obstáculos que a legislação cria para trabalhar com o cadáver fresco e a lentidão dos processos jurídicos para a liberação dos cadáveres para instituições de ensino dificultam o estudo, ensino e aprendizagem da anatomia e neuroanatomia, limitando a compreensão dos estudantes dos cursos da área da saúde como Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem, etc. para com os conhecimentos sobre a neuroanatomia. Nesse contexto foi importante desenvolvermos um material que potencialize a qualidade do ensino em neuroanatomia. A utilização de imagens de peças anatômicas do laboratório para compor o atlas fotográfico de neuroanatomia aproxima o aluno de peças reais do anatômico mesmo estudando fora do laboratório, democratizando o conteúdo de neuroanatomia diante do alto preço de bibliografias para o estudo e conduzindo o aluno a uma metodologia ativa no processo de aprendizagem, trazendo responsabilidade a ele para o estudo deste assunto.

Além disso, tendo em vista que este projeto faz parte de um grupo de projetos que foi submetido e autorizado pelo COEPs (Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos) do UniFOA com o CAAE: 39703420.2.0000.5237 e parecer número 4.434.013, este atlas funciona como uma forma para diminuir a divulgação ilegal de imagens de cadáveres, a respeito da lei de proteção ao cadáver, sendo uma saída lícita para obtenção de imagens apenas para fins científicos e de ensino.

Este atlas foi o resultado de um Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do UniFOA (PIBIT), realizado entre Março de 2021 e Março de 2022, organizado, orientado e corrigido pelo Prof. Dr. Marcos Guimarães de Souza Cunha, responsável pelo projeto, com co-orientação do Prof. Dr. Sérgio Ibañez Nunes, colaboração dos estudantes do curso de Medicina do UniFOA Caroline Magalhães Ribeiro (escrita, fotografia e edição), Guilherme Oliveira da Rocha (escrita, fotografia e edição) e Bernardo Costa Berriel Abreu (correlações anatômicas e edição).

A produção deste atlas fotográfico, abordando os assuntos tratados pela disciplina de neuroanatomia humana durante o curso de medicina, permitiu que os estudantes autores obtivessem uma experiência de maior autonomia, proatividade e independência acerca da construção do processo de aprendizado. Além disso, o material proporciona aos estudantes da disciplina de neuroanatomia uma fonte de consulta cujo conteúdo é constituído por imagens das próprias peças anatômicas disponíveis no laboratório de anatomia humana do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Dessa forma, quando os estudantes apresentarem dúvidas em relação a nomenclatura ou função das estruturas, podem conferir essas informações através do atlas fotográfico, estando ou não presentes no anatômico.

A produção e disponibilidade desse material fornece uma alternativa ao ensino, cuja obtenção de conhecimento tem como base as aulas expositivas. A intenção do atlas digital não é uma substituição do modelo de ensino vigente, mas sim uma complementação do que se encontra disponível atualmente para a formação de conhecimento dos alunos, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Portanto, espera-se que com esse material didático, o estudante seja autônomo em seu processo de aprendizagem, e consolide de maneira efetiva seus conhecimentos sobre neuroanatomia humana. Atingindo os objetivos de forma satisfatória, o método apresentado pode, então, servir como uma nova ferramenta de estudo apta a acompanhar o desenvolvimento tecnológico.

Agradecendo a participação de todos em cada fase do processo, incluindo os técnicos do Laboratório de Anatomia, que incansavelmente, estavam acompanhando todo o processo prático deste projeto.

ISBN: 978-65-88877-64-7

Postado em: e-book, Livros.
Atualizado em: agosto 22, 2023