O Consórcio STHEM Brasil nasceu em março de 2014, com 19 instituições. Iniciamos o ano de 2016, com 46 instituições públicas e privadas. Hoje, somos uma rede presente em 11 Estados do Brasil.

Em 2016, o nosso investimento em inovação supera os U$ 120.000,00. O investimento somente é possível, porque compartilhamos os custos. Constituímos o Consórcio, porque acreditamos que é necessário investir em processos de inovação acadêmica, em nossas instituições. Reconhecemos que é preciso repensar o modelo de ensino aprendizagem, das nossas instituições.

O Consórcio STHEM tem os seguintes objetivos: a) investir na capacitação dos professores, com a finalidade de instigar o docente a repensar suas atitudes como educador, na sala de aula; b) focar no aprendizado significativo dos estudantes, para engajá-los em um processo de aprendizagem efetivo; c) dialogar com a sociedade, especialmente, com os empregadores.

É da dinâmica do Consórcio apresentar os resultados do trabalho desenvolvido pelos professores das instituições consorciadas. Todo mês de maio, realizamos a formação presencial dos professores, em Lorena, Entre os meses de setembro e dezembro, acontece um curso online de 3 módulos. No mês de março, o Consórcio se reúne para apresentar os resultados do ano anterior.

Nos dias 17 e 18 de março, aconteceu o II Fórum Consórcio STHEM Brasil “Encontro para Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa”, no Centro Universitário Mauá, em São Caetano. Durante o evento, tivemos exposição de mais de 100 banners e 45 apresentações orais.

O II Fórum contou com a presença de aproximadamente 160 pessoas. O evento demonstrou que houve um avanço qualitativo das ações focadas na inovação acadêmica, de todas as IES Consorciadas. Realizamos um evento em que apresentamos para a sociedade, os impactos da inovação, em nossas instituições.

A Reitoria do Centro Universitário de Volta Redonda se prontificou a organizar a publicação dos Anais do evento. O Consórcio SHTEM Brasil agradece ao UniFOA, por proporcionar para a sociedade, a divulgação das atividades acadêmicas dos professores das instituições consorciadas.

Fábio Reis

Coordenador do Consórcio STHEM Brasil