A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como um espaço dinâmico e inovador para a formação profissional. No cerne dessa experiência, os projetos de módulo e, de maneira singular, os Projetos Integrados à Sociedade (PIS), emergem como potentes ferramentas pedagógicas. Para estudantes e professores dos cursos de graduação em EaD, o desenvolvimento e a publicação desses projetos representam uma jornada rica em aprendizados, desafios e, sobretudo, em conexões significativas com a comunidade.
Os Projetos Integrados à Sociedade, com sua característica intrínseca de “conectar conhecimento e comunidade”, transcendem a mera aplicação teórica. Eles proporcionam aos discentes a oportunidade de imergir em problemáticas reais, identificar demandas da sociedade e, munidos do conhecimento adquirido ao longo do curso, propor soluções inovadoras e impactantes. Essa imersão, muitas vezes mediada pelas tecnologias digitais, exige dos estudantes autonomia, colaboração e um olhar crítico sobre o contexto social em que estão inseridos.
Para os professores, a orientação e o acompanhamento dos projetos na EaD demandam uma postura de mediador engajado, capaz de estimular a criatividade, o pensamento crítico e a articulação de saberes diversos. A publicação desses projetos, seja em formatos digitais, eventos online ou outras plataformas de disseminação, representa um momento de celebração do aprendizado e de compartilhamento de soluções que podem efetivamente contribuir para o desenvolvimento social.
A experiência de desenvolver e publicar os projetos na EaD revela, portanto, um processo formativo que vai além da aquisição de competências técnicas. Ela fomenta a construção de cidadãos mais conscientes, engajados e capazes de utilizar o conhecimento como um agente de transformação social, tecendo uma rede valiosa entre a academia e a comunidade.
ISBN: 978-85-5964-179-0