Se a historiografia é a ciência da história, a historiografia da mídia é a ciência da história dos meios e dos homens e mulheres que, em seu conjunto, compõem o que se convencionou chamar de mídia. É pela historiografia da mídia que se busca a interpretação da ação dos meios e dos sujeitos históricos a eles ligados. É, em última instância, a busca de um saber histórico que influencia e é influenciado pela prática humana de se comunicar com grupos mais amplos, o público, através dos instrumentos que, criados especificamente para isso, se utilizam da mais variadas linguagens, seja oral, escrita ou visual.
O presente livro é composto dos trabalhos apresentados na segunda edição do Grupo de Trabalho Historiografia da Mídia, que aconteceu durante o 9º Encontro Nacional de História da Mídia, em 2013 na cidade de Ouro Preto. A criação do GT Historiografia da Mídia foi uma consequência natural da consolidação da Rede Alcar e da ampliação das temáticas que essa Rede vem abarcando. Os trabalhos apresentados nesse encontro, como o leitor poderá constatar nesse livro, estão em sintonia com a grande complexidade que hoje compõe a mídia brasileira e, consequentemente, com sua historiografia. São trabalhos sobre jornalismo, televisão, rádio, fotografia, cinema, cultura, assim como relativos à memória de instituições, grupos e pessoas. Trabalhos de caráter epistemológico ou de foco específico, sobre personagens, veículos ou instituições, como também de profissionais da Comunicação em busca de uma reflexão acerca de seu fazer profissional.
ISBN: 978-85-60144-76-1