Acolher: um livro sobre inclusão

Este livro é um relato de experiência, uma entre tantas que vivenciamos como docentes numa trajetória de mais de 20 anos na instituição. É um relato que se diferencia de outros porque traz, para nós, professores, o frescor e a esperança de novos tempos, construindo e compartilhando saberes com futuros médicos mais críticos, reflexivos e, principalmente, mais humanos.

capas dos capítulos

No início do primeiro semestre de 2022, iniciamos o Aprendizado Baseado em Projetos (Project Based Learning), nos módulos 1 a 8, que correspondem aos quatro primeiros anos de formação dos alunos do curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Este livro relata a trajetória e a experiência de 73 alunos do 2º período do curso de Medicina (Módulo 2), realizada entre os meses de março a junho de 2022. Eram alunos provenientes de diversas partes do país que iniciaram a graduação em meio às dificuldades e incertezas da pandemia de COVID-19 e que traziam consigo histórias e experiências acadêmicas, profissionais e pessoais muito diversas. Essa diversidade, com certeza, contribuiu muito na construção coletiva dos produtos resultantes desses projetos.

Quando iniciamos a atividade, muitas preocupações assolaram os professores: a falta de experiência nessa metodologia, o receio da reação negativa dos alunos numa nova atividade, a sobrecarga de trabalho que isso poderia gerar tanto para professores como para alunos.

Logo no início do processo, o primeiro desafio foi escolher o tema central para o trabalho. E, de imediato, percebemos que o tema “Acolhimento na Atenção Primária” era a escolha correta. Por quê? Para compreendermos isso, precisamos contextualizar como pensamos o nosso Projeto Pedagógico.

O Eixo Saúde e Sociedade é um eixo transversal no curso de Medicina do UniFOA, que perpassa do primeiro até o oitavo módulo (semestre). Nesse eixo, os alunos têm, como atividade semanal, visitas às Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF dos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral, durante os três primeiros módulos. Semanalmente, eles participam e vivenciam as atividades das unidades de saúde, da Rede de Atenção à Saúde, da comunidade, integrando ensino, serviço e comunidade às atividades teóricas.

Nos outros módulos, essa experiência se mantém nas Policlínicas e Hospitais da Rede de Atenção à Saúde dos municípios, dando continuidade ao aprendizado em serviço. No Módulo 2, o Eixo Saúde e Sociedade aborda os ciclos de vida e as políticas de saúde específicas para essas populações, como as de crianças, adolescentes, mulheres, homens, idosos, grupos vulneráveis (população de rua, indígenas, população encarcerada, negros…), políticas para a população LGBTQ+, população com doença mental, entre outras.

A aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PjBL) foi introduzida como proposta pedagógica em março de 2022, no Módulo 2. Foram cinco encontros com os alunos, divididos em grupos de 7 a 8 alunos, num total de 10 grupos. Na primeira reunião, foi apresentado o tema central: Acolhimento na Atenção Primária à Saúde. Durante esse encontro, os grupos trabalharam os conceitos e princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, Política de Humanização e Acolhimento, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família e grupos vulneráveis. Após essa etapa, cada grupo deveria escolher uma questão central vinculada à temática. Nos três encontros que se seguiram, os alunos apresentaram a questão central escolhida pelos grupos, a justificativa da escolha e a proposta do projeto para abordar a questão elencada. Ao final, os alunos escolheram questões de acolhimento voltados a pessoas surdas, em situação de rua, transexuais e LGBTQ+, transtorno de espectro autista, população indígena, trabalhadores, portadores de HIV, gordofobia médica e idosos. No último encontro, os alunos deveriam apresentar suas propostas de projetos a um grupo de professores.

Após as apresentações dos grupos, foi perceptível, para nós, professores, a grandeza e dedicação do grupo. Havia ali mais do que “apresentações de projetos”. As reflexões, o processo de amadurecimento e o orgulho dos alunos desencadearam a ideia da publicação dos relatos dessas experiências. O resultado desses trabalhos está descrito em cada capítulo deste livro, do capítulo 4 ao 13. Este capítulo e o capítulo 2 são os relatos e a visão dessa experiência contados pelas professoras envolvidas no processo. O capítulo 3 é dedicado ao olhar dos alunos participantes para a compreensão, não só da temática escolhida, mas da metodologia praticada.

A ideia do livro foi, inclusive, abraçada por um grupo de alunos que se empenhou na organização, revisão e confecção de capítulos, a quem agradecemos muito o empenho! Agradecemos também ao Curso de Medicina, à Pró-reitoria de Pesquisa de Pós-graduação, à Editora FOA, à Direção do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e à Fundação Oswaldo Aranha – FOA, pelo apoio incondicional a este trabalho.

Claudia Yamada Utagawa e Márcia Dorcelina Trindade Cardoso
Docentes do Curso de Medicina do UniFOA

ISBN impresso: 978-65-88877-80-7
ISBN digital: 978-65-88877-73-9