No início de 2022 o curso de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA implantou a metodologia de Aprendizado Baseado em Projetos (Project Based Learning) nos módulos 1 a 8, que correspondem aos quatro primeiros anos de formação dos alunos do curso como proposta pedagógica. Esse livro é o resultado da produção dos projetos de 71 alunos que cursavam o 2º Período (1º ano do curso). Além disso, houve o envolvimento de cinco professores do UniFOA nas orientações técnicas e revisão textual dos alunos.
A temática escolhida pela orientadora inicialmente para o desenvolvimento dos projetos foi “Acessibilidade na Atenção Primária”. O objetivo era a produção de cartilhas educacionais que contemplassem a temática, sob a ótica de um aluno de Medicina. Nas primeiras discussões para os projetos sobre acessibilidade, os próprios alunos concluíram que a temática não deveria ser restrita só à saúde e sim ser mais ampla e que pudesse contemplar, inclusive, as vivências dos próprios alunos em relação às pessoas com deficiência. Então, o tema dos projetos foi repensado: Acessibilidade para todos!
A acessibilidade é um conceito fundamental que deve ser incorporado à formação desses estudantes, visando um cuidado à pessoa inclusivo e equitativo. A acessibilidade vai além da simples adaptação de ambientes físicos; ela abrange a compreensão das necessidades individuais de pessoas com deficiências físicas, sensoriais ou cognitivas. Portanto, é crucial que os futuros médicos desenvolvam competências que promovam uma prática clínica que atenda a todos, independentemente das limitações individuais.
Ao propormos ações educacionais em saúde pretendemos promover uma transformação cultural na profissão, em que a consciência das barreiras enfrentadas por pacientes com deficiências e como vencê-las se torne parte integrante da abordagem médica. Isso não só beneficia as pessoas com deficiência, mas também enriquece a formação dos estudantes, desenvolvendo neles habilidades de empatia, escuta ativa e adaptação, essenciais para estabelecer relações médico-paciente sólidas e de confiança. Por outro lado, as cartilhas, produto resultante dos projetos dos alunos, podem servir como ferramentas valiosas para disseminar conhecimentos sobre a importância da acessibilidade entre os profissionais de saúde e para a comunidade.
Claudia Yamada Utagawa
Rhanica Evelise Toledo Coutinho
Organizadoras
ISBN online: 978-85-5964-164-6