A Jornada Científica de Pesquisa Social completa 15 anos! Desde suas primeiras edições, organizadas pelo professor Douglas Mansur, as intencionalidades se renovam: garantir espaço para a socialização do conhecimento produzido pelos estudantes, professores, assistentes sociais e outros profissionais da área.

Mais de trezentos trabalhos foram apresentados, cujo inventário indica o compromisso dos pesquisadores de contribuir no processo de desvelamento da produção da questão social, das formas de enfrentamento de suas expressões e do significado histórico do Serviço Social na relação Estado-Sociedade.

O acervo dos resumos publicados se constitui, assim, como “feixes de luz” para ampliar a compreensão acerca das conexões entre a universalidade e singularidade das relações sociais inscritas na particularidade da região do Sul-Fluminense.

Então, para marcar os 15 anos, a edição de 2018 promoverá debates que reafirmam a direção da política pedagógica do Curso de Serviço Social do UniFOA: construir processo de formação profissional que, assumindo como fundamento a teoria social crítica, contribua para que os estudantes vivenciem, dentre outros, o processo da tomada de consciência de classe e apreendam os valores do projeto ético-político da categoria profissional.

A defesa intransigente da liberdade, da democracia, dos direitos humanos, da justiça e da equidade social, da eliminação de todo tipo de discriminação e preconceito e da superação da ordem do capital se impõe como “palavra de ordem” frente ao cenário estarrecedor de desmonte do Estado de Direito e avanço do Estado de Exceção.

ISBN: 978-85-5964-112-7