Vivemos um momento disruptivo na sociedade humana. Nas últimas décadas, o vertiginoso avanço tecnológico, o uso maciço das tecnologias de informação e por consequência o advento da sociedade da informação, as formas de inteligência artificial, a internet das coisas e o “modo de vida 4.0”, têm impactado e causado profundas mudanças no modo de vida das pessoas, e como não poderia deixar de ser, nas formas de pensar o que definimos como Saúde.

Diante das diversas concepções atuais sobre o conceito de Saúde, influenciadas inclusive pelas novidades trazidas pela tecnologia, o modelo de ensino nesta área de conhecimento necessita ser repensado. O ensino das ciências médicas, a área mais tradicional e antiga da área da Saúde, deve receber atenção especial por parte daqueles que se dedicam ao mister de formar novos profissionais, agora não só mais capacitando-os a lidar com o tratamento do ser humano, mas também os tornando aptos a lidar com todas as revoluções que impactarão na saúde humana nos próximos anos.

Para tal, o ensino da Medicina, sob um aspecto técnico, que permita a perfeita reprodução dos métodos utilizados na cura e tratamento das diversas doenças que continuam a assolar a humanidade, deve ser associado a um caráter de formação e embasamento científicos, que permita ao egresso estar apto a vivenciar em plenitude sua missão, num mundo que vem submergindo em difusão de notícias baseadas em pseudo-ciência, que acabam por comprometer a prática efetiva e devidamente embasada em evidências que, dentre outros aspectos, deve caracterizar o médico do século XXI.

Com este propósito, o Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda apresenta esta obra, que tem como objetivo principal ser um guia para um sólido embasamento do ensino de ciências médicas, instrumentalizando o aluno com as ferramentas básicas para entender e produzir ciência, obra esta produzida por mestres que aliam a sabedoria com o rigor científico, e que respaldam seus alunos, aqui co-autores, nos primeiros passos dados na senda da ciência que salva vidas.

Prof. Me. Carlos José Pacheco
Reitor do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Prof. Dr. Alden dos Santos Neves
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA