O II Encontro de Licenciatura do Sul-Fluminense e I Seminário do PIBID se apresentam como espaço de reflexão e discussão dos saberes acadêmicos que estão atrelados à formação docente. Entende-se que essa formação, apesar de ter como principal lócus o espaço universitário, também é produzida pelas atividades e interrelações geradas extra-universidade.

Nesse sentido, pretende possibilitar aos acadêmicos das licenciaturas, dos bacharelados afins, dos cursos normal de ensino médio e professores que atuam com as séries iniciais do Ensino Fundamental o debate e análise das demandas sociopolíticas que interferem diretamente no fazer da aprendizagem significativa.

Desse modo, essas reflexões deverão contemplar os saberes docentes que estão articulados às metodologias de ensino que visem ao aluno participante e ativo.

O evento que engloba o II Encontro de Licenciatura do Sul-Fluminense e o I Seminário do PIBID foi realizado no dia 3 de dezembro de 2014 e teve como tema: “Saberes Acadêmicos: Para Além dos Muros da Universidade”.

Objetivo

Propiciar um momento privilegiado de reflexão e debate sobre saberes acadêmicos que estão atrelados à formação docente e que interferem diretamente da produção da aprendizagem significativa.

Justificativa

A intervenção docente no cotidiano escolar passa, atualmente, por reformulações que apontam para a necessidade de integrar esforços para promover um amplo debate com a finalidade de reconhecer, explicitar e propor alternativas que venham contribuir para o aprimoramento da educação. Destaca-se que a proposta de envolver profissionais e estudantes de cursos de licenciatura nas discussões e reflexões da problemática encontrada no fazer docente, prioriza a interdisciplinaridade na formação dos acadêmicos.

ISBN: aguardando registro.

Download