O III Encontro de Licenciatura do Sul-Fluminense e II Seminário do PIBID se apresentam como espaço de aprofundamento de discussões sobre a temática da diversidade no ambiente escolar, pois se entende que os Cursos devem considerar as perspectivas da formação para a educação intercultural.

Nesse sentido, pretende possibilitar aos acadêmicos das licenciaturas, dos bacharelados afins, dos cursos normal de Ensino Médio e professores que atuam com as séries iniciais do Ensino Fundamental o debate e análise dos desafios e possibilidades frente à diversidade que vem intensificando um fazer pedagógico mais significativo.

Desse modo, as reflexões desses eventos contemplam ações docentes que estão articuladas às metodologias de ensino que visem o aluno participante e ativo.

O evento que engloba o III Encontro de Licenciatura do Sul-Fluminense e o II Seminário do PIBID foi realizado no dia 12 de agosto de 2015 e teve como tema: “Docência: desafios e possibilidades frente à diversidade no contexto escolar”.