O presente material teve sua origem após o sucesso prático do pequeno Manual de Procedimentos em Semiologia Médica, editado em 2013 por um grupo de professores do Curso de Medicina do UniFOA. O Manual teve sua origem numa apostila de condutas semiológicas dos professores Walter Luiz e Marcilene, com diversas edições sucessivas à medida que falhas e omissões eram apontadas. Em 2012, os autores perceberam a necessidade da visão de estudantes, sendo convidados dois monitores à época, Bruno Cezário Costa Reis e Isabela Raimundo Paranhos, hoje médicos. Essa é a história do citado Manual, enriquecido por comentários dos professores envolvidos no ensino da semiologia.

O sucesso da empreitada estimulou os docentes a desenvolver um novo projeto, agora de um complemento iconográfico com as técnicas semiológicas do exame físico. Novamente foi feita uma revisão de literatura, sendo acessadas fontes estrangeiras que determinam os principais pontos das ações semiológicas que os médicos recém-formados devem dominar. Novamente os monitores foram convocados a participar, agora um outro grupo com maior número. A ele coube definir as principais dificuldades encontradas nas aulas teóricas e práticas. Os alunos, participantes da seleção do material, posaram como modelos de médico e de pacientes, realizando os procedimentos semióticos.

Por uma questão de justiça, o editor do livro, agradece o auxílio inestimável e imprescindível de todos, professores e alunos, com especial destaque à professora Marcilene e aos monitores Igor e Joana.

ISBN: 978-85-5964-096-0